terça-feira, 13 de novembro de 2012

Prefeito Rui Palmeira reúne-se com representantes dos APNs



A entidade do movimento negro realizará a celebração dos 30 anos de existência e atuação nacional, na cidade de Maceió em maio de 2013


Texto e fotos: Helciane Angélica – Jornalista / APNs


Na noite dessa segunda-feira (12.11), o Coordenador Nacional dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), Nuno Coelho, se reuniu com o prefeito eleito de Maceió Rui Palmeira, para destacar a importância da celebração dos 30 anos da entidade nacional do Movimento Negro que ocorrerá no Estado de Alagoas em 2013. Cerca de 800 pessoas participarão da atividade, sendo 500 ativistas oriundos de várias partes do Brasil; além de gestores públicos e convidados internacionais.
De acordo com Nuno CoelhoMaceió foi eleita para ser umas das cidades-sede do evento, dada a importância histórica do Quilombo dos Palmares, uma referência de luta e ação para o movimento negro brasileiro, e, que se formou na Serra da Barriga no Estado de Alagoas. E nós não podíamos deixar de comemorar os 30 anos da nossa entidade, uma vez que há 16 anos, nós trouxemos 350 pessoas para celebrar e destacar essa memória. E mais uma vez, queremos exaltar nossa ”, exaltou.


Rui Palmeira demonstrou-se muito acessível e interessado em colaborar na realização do evento nacional, que dará visibilidade às questões étnicorraciais. Pode ter certeza que nós iremos apoiar esse evento. Não posso obviamente, quantificar e dizer como vamos ajudar, até porque seria muito prematuro, mas, em janeiro faço questão de sentar novamente para discutirmos. Além da Prefeitura, também me comprometo em buscar outras parcerias junto à iniciativa privada ”, afirmou o prefeito de Maceió.

Outro ponto de discussão abordado por Nuno, foi a necessidade do Executivo garantir a implantação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, e ainda, a possibilidade de instalar até maio, a pedra fundamental do Museu Afro e da Resistência na capital alagoana.


Também estavam presentes na reunião: integrantes do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô; o Professor Clébio Araújo, Vice-Reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); e as vereadoras por Maceió Fátima Santiago (PP) e Tereza Nelma (PSDB).


EVENTO 
A celebração acontecerá de 1º a 05 de maio de 2013, nas cidades alagoanas de Maceió e União dos Palmares. Na programação encontra-se: homenagens a 30 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da entidade; o simpósio “APNs – 30 anos de luta pela igualdade racial” em parceria com instituições de ensino superior (UNEAL, UFAL e CESMAC) para rememorar a trajetória e principais contribuições da entidade no Movimento Negro e na defesa de políticas públicas; feira afro-cultural e de economia solidária; vigília afro na Serra da Barriga, com cerimônia ecumênica e visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares; e o baile de encerramento. Saiba mais: http://apns30anos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário